A obra da Igreja do Evangelho Quadrangular começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído um pequeno templo pelo Pastor Harold Edwin Willians, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermírio Vasquez Ramos.
Em 1952, ambos vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas, a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana de Cambuci. Pouco tempo depois, foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. A tenda passou, então, a viajar pelo Estado de São Paulo como a “Tenda Número Um”.
As tendas, compradas ou fabricadas na própria igreja, peregrinaram por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.
Harold Edwin Willians
Missionário americano que veio ao Brasil, após uma passagem frustrada pela Bolívia, para onde havia sido enviado, originalmente, pelo Departamento de Missões da Igreja Internacional. Formou-se no Life Bible College em junho de 1942. Assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano em Arkansas, na igreja do Little Rock. Foi nomeado pelo gabinete de missões para a Bolívia no ano de 1945, e, em julho de 1946, para o Brasil.
Morou na cidade de Poços de Caldas, enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês. Em 1950, foi para São João da Boa vista, onde fundou a igreja do Evanglho Quadrangular, originalmente denominada Evangélica do Brasil.
Nos anos de 1953 e 1954, liderou juntamente com o missionário Raymond Boatright, um, dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, o qual se iniciou na cidade de São Paulo, espalhando-se depois por todo o território nacional. O movimento utilizava tendas para a realização de suas reuniões, dava ênfase à cura divina e difundia o lema “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.
Foi o primeiro Secretário executivo do Conselho Nacional de Diretores, entre 1951 e 1956, e eleito Segundo Presidente do CND, exercendo o cargo de 1957 a fevereiro 1962. Em 08 de março do mesmo ano, pediu demissão e retornou aos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário